Económico com Lusa
O ex-comentador político
teve "mais 50% de destaque do que Sampaio da Nóvoa e mais 200% de que
Maria de Belém ou Marisa Matias", indica o estudo.
O estatuto de
"celebridade televisiva" de Marcelo Rebelo de Sousa beneficiou a
notoriedade do ex-comentador político enquanto candidato presidencial, o que
explica a disparidade de "atenção mediática" na campanha, concluiu um
estudo do ISCTE.
Marcelo Rebelo de Sousa foi o "mais
privilegiado" na comunicação social entre 2014 e 2015, segundo uma análise
do Barómetro de Notícias do Laboratório de Ciências de Comunicação do Instituto
Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) comparando os destaques
noticiosos numa base de dados com 37 mil entradas.
O ex-comentador político teve "mais 50%
de destaque do que Sampaio da Nóvoa e mais 200% de que Maria de Belém ou Marisa
Matias", indica o estudo.
Um dos autores, Gustavo Cardoso, explicou
à Agência Lusa que na medição da notoriedade daqueles quatro candidatos surgem
notícias na qualidade de candidato e outras em que o próprio foi notícia por
outras razões.
Segundo Gustavo Cardoso percebe-se que a
notoriedade pré-existente à qualidade de candidato "cria tração para
depois aumentar o número de notícias como candidato" e demonstra que
"quanto mais celebridade mediática se é, maior é o impacto no número de
destaques como candidato".
Numa análise à cobertura das apresentações
públicas das candidaturas, o estudo conclui que Marcelo Rebelo de Sousa e
Sampaio da Nóvoa foram os que tiveram mais destaque mediático e que, entre os
dois, se registou uma elevada disparidade.
Nos 15 dias antes e nos 15 dias
posteriores ao lançamento da sua candidatura, a 9 de outubro de 2015, Marcelo
Rebelo de Sousa teve 61 destaques de abertura de noticiários ou primeiras páginas
em diferentes meios de comunicação social, enquanto a Sampaio da Nóvoa – que se
apresentou como candidato a 29 de abril - foram apenas conferidos 15 destaques.
O projeto do Laboratório de Ciências de
Comunicação do ISCTE quis analisar a presença dos candidatos na comunicação
social, já que a igualdade ou desigualdade no acesso ao campo mediático tem
sido um dos temas da pré-campanha, referem os investigadores, no documento hoje
divulgado.
O destaque noticioso é definido, na
análise semanal do Barómetro do ISCTE, como as peças noticiosas publicadas com
maior destaque na imprensa diária generalista (DN, JN, CM, PÚBLICO, I) e
páginas Web de órgãos de comunicação social (EXPRESSO ONLINE, TVI24 ONLINE, SIC
NOTICIAS ONLINE, PÚBLICO ONLINE, SOL ONLINE) e as primeiras peças publicadas em
três noticiários da manhã na Rádio (RR, ANTENA1 E TSF) e nos três principais
programas de informação das 20 horas nos 3 canais generalistas (RTP1, SIC,
TVI).
Segundo Gustavo Cardoso, foram analisados
os quatro candidatos "com mais notoriedade" na comunicação social nos
últimos dois anos.
As eleições para eleger o Presidente da
República realizam-se no dia 24 de janeiro, com dez candidatos no boletim de
voto: Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias,
Edgar Silva, Jorge Sequeira, Cândido Ferreira, Vitorino Silva, Paulo de Morais
e Henrique Neto.