quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O LÍDER DO PS MADEIRA ESTÁ COM SAMPAIO DA NÓVOA

Carlos Pereira escolheu a sua página de facebook para vir a público manifestar o seu apoio a António Sampaio da Nóvoa. O anúncio surge um dia depois da presença na Madeira de António Correia de Campos, mandatário nacional, para o jantar de apoio ao candidato presidencial. Carlos Pereira junta-se assim a outros socialistas que na Madeira apoiam Sampaio da Nóvoa.
DECLARAÇÃO PESSOAL DE APOIO AO CANDIDATO ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA
Os órgãos nacionais do Partido Socialista decidiram deixar aos eleitores o direito de optar entre os dois candidatos que se situam na área política do PS, transformando a primeira volta das presidenciais numas primárias da esquerda socialista. Assim, sem prejuízo da liberdade individual dos militantes e, obviamente, de todos os eleitores no apoio a cada uma delas, o PS-Madeira tem observado uma rigorosa isenção institucional em relação a essas duas candidaturas.
Em conformidade, dei instruções internas para que os meios logísticos expendidos de apoio a cada uma das duas candidaturas fossem ao encontro dos apoios solicitados, observando, no entanto, total equidade, de modo a que se alargasse, o mais possível, a base eleitoral conjunta das mesmas e para que se criem as condições para a passagem a uma segunda volta e consequente e desejável vitória do candidato da nossa área que estiver em melhores condições de vir a vencer estas eleições presidenciais.
Aqui chegados, e nesta altura do pleito eleitoral, considero absolutamente natural dar testemunho da minha opção individual e inalienável. Quem me conhece sabe bem que não sou de posicionamentos dúbios ou enviesados sustentados em atitudes de conforto pessoal ou de falta clarificação política.
Nestes termos, anuncio publicamente, e com toda a frontalidade que a política exige, que votarei no candidato presidencial António Sampaio da Novoa por razões que se relacionam com a defesa da Autonomia e da Democracia, que o mesmo é dizer, naquele que considero dar as melhores garantias políticas para o projeto que o PS-Madeira protagoniza.
Antes de mais, porque eu próprio defendo, de forma muito clara, como uma das condições do aprofundamento da Autonomia, o fim do cargo do Representante da República. Neste altura, O PS-M entende que não se trata apenas da origem do próximo Representante, conforme se tem observado, mas daquilo que é essencial, que é o fim imediato da existência do cargo, que, em si mesmo, ofende os princípios basilares das autonomias.
Depois, porque estou bastante mais próximo de quem está distante daqueles que ofenderam o PS-M em alturas críticas, colocando em causa a nossa credibilidade e mesmo os resultados eleitorais.
Consequentemente, entendo que o caminho para uma revisão profunda e arrojada do Estatuto Político-Administrativo da RAM exige, nesta hora nacional, que o próximo Presidente da República se sinta completamente liberto de quaisquer fidelidades que o possam condicionar e preencha as condições necessárias de vir a ser alguém que melhor compreenda a dialética entre a Democracia e Autonomia e o seu aprofundamento simultâneo.
Finalmente, estou absolutamente convicto de que António Sampaio da Novoa, pela sua postura suprapartidária, tem o perfil que melhor responde aos desafios da hora presente, capaz de manter a melhor cooperação institucional com o atual governo do Primeiro-Ministro António Costa e com a sua política de solidariedade e apoio ao povo da Madeira, que não deve, de modo algum, ser interrompido ou obstaculizado.
CARLOS PEREIRA
LIDER DO PS MADEIRA