segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

PEDRO TELHADO PEREIRA APOIA SAMPAIO DA NÓVOA




Sampaio da Nóvoa entrou para o Conselho de Reitores como Reitor da Universidade de Lisboa numa altura em que eu, Reitor da Universidade da Madeira, travava uma dura batalha para que a fórmula de financiamento do Ensino Superior fosse alterada visto conter um erro lógico que muito prejudicava a nossa Universidade. Muitos dos Reitores achavam que a minha luta resultava de querer mais financiamento para a Madeira levando a que o financiamento de outras Universidades diminuísse, visto o total do financiamento ser fixo.
Sampaio da Nóvoa pediu-me para reunir com ele no seu gabinete da Reitoria da Universidade de Lisboa para lhe explicar as razões que me levavam a discordar da fórmula existente. Reunimos e esclareci Sampaio da Nóvoa, o qual no final da reunião me disse que eu tinha razão e que me apoiaria na luta pela alteração da fórmula.
Estou certo que sem o apoio do Reitor da Universidade de Lisboa não teria alcançado a alteração da fórmula que levou a um aumento de 16% do financiamento da nossa Universidade entre 2008 e 2009 e que permitiu que a Universidade da Madeira tenha conseguido atingir a qualidade que muito tem beneficiado os seus alunos e a Região. Sampaio da Nóvoa não se preocupou exclusivamente com o que iria acontecer com o Orçamento da sua própria Universidade mas em compreender a razão da pretensão da Universidade Madeira que eu representava. Este episódio e também o trabalho desenvolvido por Sampaio da Nóvoa ao longo dos anos leva-me a não hesitar em apoiá-lo na sua candidatura a Presidente da República. Sampaio da Nóvoa é um homem com capacidade de liderança, de ouvir, de encontrar consensos e de implantar novas soluções para os problemas.
Num País onde muitos dos “políticos” só se interessam pelos seus próprios interesses e os dos partidos a que pertencem é vital para a nossa Democracia que homens com o perfil de Sampaio da Nóvoa intervenham na vida política. Sampaio da Nóvoa vai ser o Presidente de todos os portugueses e estou certo de que é o Presidente da República que Portugal merece! Eu voto em Sampaio da Nóvoa, e você?
Pedro Telhado Pereira – Professor Catedrático